Representação
de empresa apontou supostas irregularidades na condução do Pregão
Eletrônico nº 481/2012, realizado pelo Hospital Nossa Senhora da
Conceição – HNSC, que tem por objeto a “contratação de empresa para
Prestação de Serviço ou Profissional para realizar avaliação
quantitativa de agentes químicos nos diversos setores do Hospital Nossa
Senhora da Conceição S.A, Hospital Cristo Redentor e Hospital Fêmina,
pelo período de 03 (três) meses ...”. A autora da representação
ressaltou que tinha sido inabilitada no certame em razão da existência
de apenas 881 trabalhadores no seu quadro de pessoal, o que, segundo o
pregoeiro, não atingiria o mínimo de 50% da quantidade de funcionários
do Grupo Hospitalar Conceição, que conta com 8.000 funcionários. Pediu,
então, que o Tribunal determinasse o acatamento da sua proposta técnico
comercial com a consequente adjudicação do objeto licitado em seu favor.
O relator ressaltou, em linha de consonância com o entendimento da
unidade técnica, que o edital exigira apenas a apresentação de atestado “que contenha serviço de porte e complexidade SEMELHANTE, limitadas estas às parcelas de maior relevância e valor significativo do objeto da licitação”. Anotou, então, “que as
exigências impostas pela administração no que diz respeito ao porte da
empresa e ao quantitativo de funcionários não encontram amparo no
próprio edital, que, como se sabe, é a lei do certame, vinculando tanto a
administração quanto as licitantes...”. Além disso, ressaltou a
falta de razoabilidade do ato impugnado, tendo em conta a
impossibilidade de estabelecer nexo entre o objeto da licitação e a
restrição imposta pelo pregoeiro. A despeito de concluir pela ilicitude
do ato praticado pelo pregoeiro, divergiu da proposta fornecida pela
unidade técnica de julgar procedente a representação. Isso por
considerar que “não cabe a esta Corte de Contas apreciar os
documentos apresentados pelas licitantes, emitindo juízo acerca da sua
habilitação ou não no certame”. Se assim agisse, estaria “atuando em clara substituição ao pregoeiro”.
Compete ao Tribunal, isto sim, avaliar a regularidade do certame, na
forma estabelecida pelo § 1º do artigo 113 da Lei nº 8.666/1993, e, na
hipótese de identificar ilicitude, “assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei”.
O Tribunal, então, ao acolher proposta do relator, decidiu: a) julgar
parcialmente procedente a representação; b) assinar prazo para que a
referida entidade “adote providências no sentido de anular o ato administrativo que inabilitou a representante no Pregão Eletrônico nº 481/2012”;
c) determinar ao HNSC a observância dos comandos contidos no edital,
para análise da habilitação técnica das licitantes, ao dar sequência ao
certame. Acórdão 584/2013-Plenário, TC 006.535/2013-5, relator Ministro Benjamin Zymler, 20.3.2013.
Desde janeiro de 2013, aqui vocês têm publicações de acórdãos e decisões do TCU - Tribunal de Contas da União - e também decisões do Poder Judiciário relativas às licitações do Brasil (SEPARADOS POR CATEGORIAS). Veja do seu lado direito o tópico: O QUE PENSA O TCU SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS? Eu sou IVAN FERRAZ, Especialista em Direito Público, Pregoeiro e agradeço sua visita.
quinta-feira, 18 de maio de 2017
HABILITAÇÃO
Não
cabe ao TCU habilitar ou não concorrente em certame licitatório.
Compete ao Tribunal, isto sim, assinar prazo para que o ente da
Administração adote providências com o intuito de promover a anulação de
ato viciado, identificado em procedimento licitatório. A produção de
ato que se ajuste ao balizamento contido na legislação vigente, por sua
vez, é atribuição do gestor público